HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

31 de maio de 2022

Médico destaca importância do acompanhamento oftalmológico para diagnóstico e tratamento do glaucoma

Doença é a segunda causa de cegueira no mundo e afeta cerca de 900 mil pessoas no Brasil.

Médico destaca importância do acompanhamento oftalmológico para diagnóstico e tratamento do glaucoma

Doença grave, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e afeta cerca de 900 mil pessoas no Brasil. O mais preocupante é que ela é silenciosa e quando a perda irreversível do campo visual torna-se perceptível, já pode ter comprometido de 40% a 50% dele.

O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para conter o avanço da doença e é para conscientizar melhor as pessoas sobre isso, que nasceu a campanha do Maio Verde. Como parte das iniciativas de propagação das informações acerca da doença, o médico oftalmologista Igor Queiroz falou sobre o assunto em entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News, nesta segunda-feira (30).

“O glaucoma primário, de ângulo aberto, não tem uma causa definida. Quando a gente fala de glaucoma secundário, aí sim, ele pode ser causado por alguma inflação, infecção ou cirurgia que não foi bem sucedida no paciente, e que pode acabar resultando em glaucoma também”, explicou o oftalmologista.

Ele ressalta que qualquer pessoa pode ter glaucoma e que a prevalência aumenta a partir dos 40 anos, principalmente a partir dos 60. “Pessoas com casos em familiares, especialmente de 1º grau, devem ficar ainda mais atentas, o que não quer dizer que quem não tenha caso na família também não possa vir a ter a doença. E é por isso que é importante para todos o acompanhamento oftalmológico”, salienta. 


mais notícias » Leia também