HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

03 de junho de 2020

Catarata: causas, sintomas e tratamento

A doença está relacionada ao envelhecimento, mas há casos de crianças que já nascem com o problema

Catarata: causas, sintomas e tratamento

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino (lente situada atrás da íris), tornando-o opaco e comprometendo a visão. A evolução da doença costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.


No início, o indivíduo enxerga como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, a dificuldade para enxergar aumenta de forma progressiva e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, podendo evoluir para cegueira.


A principal causa da doença é o envelhecimento. Apesar disso, há casos de crianças que já nascem com o problema. Outras causas da catarata são diabetes, uso de colírio sem indicação médica, inflamações intraoculares, excesso de radiação e traumas.


O único tratamento para catarata é a cirurgia. O procedimento é simples, rápido e feito sob anestesia local. O diagnóstico e acompanhamento devem ser feitos por um oftalmologista, por isso, é importante buscar esse especialista em caso de sintomas ou desconforto ao enxergar.
 


mais notícias » Leia também