HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

13 de novembro de 2019

Pacientes diabéticos estão mais sujeitos à cegueira

No Dia Mundial do Diabetes, saiba de que forma a doença pode afetar a visão

Pacientes diabéticos estão mais sujeitos à cegueira

No dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A doença afeta 9% da população brasileira e não tem cura. Pode ser classificada como Tipo 01 e Tipo 02, sendo o último o mais comum. Pacientes com diabetes tipo 02 não produzem insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, o suficiente.

Uma das complicações para os portadores da doença está relacionada à visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, portadores da doença têm 40% a mais de chance de desenvolverem glaucoma e 60% a mais de chance de desenvolverem catarata. Eles também estão mais propensos à cegueira.

A Retinopatia Diabética também é uma preocupação. Os fatores de risco dessa patologia são, principalmente, controle da glicose e da pressão arterial, genética e tempo de convivência com o diabetes.

Para prevenir o comprometimento ocular, o diabético não pode abrir mão do acompanhamento oftalmológico de forma periódica. Se as taxas de glicemia estão controladas, os problemas não surgirão ou serão de menor gravidade. Exames regulares, mesmo na ausência de sintomas ou alterações na visão, são imprescindíveis para evitar situações mais sérias.

 


mais notícias » Leia também