HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Doenças Oculares HCOE

Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior (NOIA)


Para o funcionamento adequado de qualquer estrutura do nosso corpo, o suprimento de sangue é de fundamental importância para sua vitalidade. Não é diferente com o nervo óptico. A diminuição do suprimento sanguíneo para o nervo óptico é conhecida como Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior.

Sintomas

A perda de visão é o sintoma principal. Porém, ao contrário da neurite, na NOIA o paciente não refere dores associadas. Também não é comum vermelhidão, lacrimejamento e secreção. A perda de campo visual de modo geral é na região central também podendo acometer toda a parte inferior ou superior (escotoma altitudinal).

Diagnóstico

Normalmente o diagnóstico é feito pela avaliação clínica, com a história e o exame oftalmológico. Exames de imagens como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética não são usualmente necessários.

Tratamento

Não existe nenhum tratamento aprovado para a NOIA. Utiliza - se aspirina e colírios que reduzem a pressão intra-ocular, na tentativa de proteger o olho contralateral de uma possível situação semelhante. É aconselhado uma avaliação cardiovascular para estudar possíveis picos de hipertensão arterial.


leia mais » Leia também